Crianças de SP aprendem sobre vida no Norte
15, julho, 2015
Garoou e fez frio no último sábado em São Paulo, mas quem estava no evento Tecendo Saberes das Crianças do Norte nem percebeu. Tanto as crianças quanto os adultos brincaram de roda e ouviram histórias com a Cia. Conto em Cantos, comeram pipoca enquanto assistiam a vídeos e se deliciaram com comidinhas criadas com ingredientes do Norte do Brasil pela chef Rita Taraborelli. Teve também exposição de fotos, pintura indígena no rosto, além do contato com os livros e os ambientes da Biblioteca Monteiro Lobato.
A idealizadora do projeto, a artista e palestrante Marie Ange Bordas, contou que tudo começou quando ela foi visitar comunidades tradicionais brasileiras e percebeu que as crianças sabiam de tudo _ o nome dos bichos e das plantas, inventar brinquedos, quando ia chover _, mas essa riqueza de conhecimentos nem sempre era valorizada por adultos e/ou projetos culturais. Junto com os meninos e as meninas de cinco comunidades quilombolas e do povo indígena Huni Kuĩ, foram produzidos livros que contam um pouco dessas realidades.
As diferenças culturais chamaram a atenção das crianças que foram à biblioteca. Catharina Faraco, 8 anos, disse que ficou surpresa ao ver crianças quilombolas construírem uma casinha sozinhas e adorou as imagens das brincadeiras nos rios. “Se estivesse lá, eu ia querer pescar.”
O Projeto Tecendo Saberes tem parceria com o Instituto Catitu e é patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural.