Tecendo Saberes em Óbidos, 2012.
26, março, 2014
A primeira viagem do projeto Tecendo Saberes na região do Baixo Amazonas no Pará aconteceu em 2012, no município de Óbidos – nas comunidades ribeirinhas de Silêncio, Cuecé, São José e na comunidade de várzea do Mondongo. Estas comunidades ficam ao redor do Igarapé Grande, um braço do Rio Amazonas, e durante o “inverno” (período de chuvas entre março e agosto) muitas só podem ser acessadas por transporte fluvial.
As 7 oficinas de criação para alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas locais foram o embrião do Tecendo Saberes, que aproveitou a abrangência do projeto de circulação literária, Cazumbinhas do Brasil, para chegar ao local. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a colaboração da Coordenação de Educação do Campo e Quilombola, que se ocupa de 22 escolas no meio rural da região.
Além das oficinas de criação que vão resultar no livro foto-ilustrado ‘Manual das Crianças Quilombolas do Baixo Amazonas’ em conjunto com os conteúdos coletados na cidade de Oriximiná, foram desenvolvidas atividades de rodas de leitura e contação de histórias para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental e 2ºEtapa destas escolas; oficinas para professores e coordenadores pedagógicos dos pólos rurais e urbanos de Óbidos e intercâmbio e atividades com alunos do Ensino Médio da Escola Mocambo Pauxí, da comunidade São José.
É interessante observar que este tipo de atividade acaba envolvendo e movimentando toda a comunidade. Principalmente familiares das crianças e funcionários das escolas, que reavivam algumas heranças e práticas culturais que vão se dissipando no dia a dia das comunidades.