TECENDO SABERES um projeto de Marie Ange Bordas

O Projeto Tecendo Saberes, foi idealizado pela artista multimídia, escritora e educadora, Marie Ange Bordas em 2009, e dá continuidade a metodologia de arte colaborativa e alfabetização visual por ela desenvolvida junto a crianças e jovens em diferentes países desde 2001.

Como quebrar uma castanha do Pará. Qual a diferença entre o boto e o tucuxi. O que são desenhos kenê kuin. Quais são os remédios que a floresta nos oferta. Estes são alguns dos saberes que fazem parte do cotidiano das crianças das comunidades do  Baixo Amazonas, no Pará, e do povo indígena Kaxinawá,  que vive na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, no Acre, que foram abordados pelas próprias crianças ao longo do desenvolvimento do Tecendo Saberes. O projeto, que resultou nos livros foto-ilustrados, Manual das crianças do Baixo Amazonas e Manual das crianças Huni Kui (com DVD encartado), em exposição fotográfica e espetáculo de contação de histórias tem por objetivo promover a valorização e a difusão das culturas tradicionais brasileiras através do olhar das crianças e de seus saberes e fazeres.

Por meio de um processo participativo, o conhecimento foi sendo tecido através de atividades lúdicas, muita conversa e troca, estimulando  as crianças e jovens dessas comunidades a protagonizar o processo de levantamento, produção e representação dos aspectos de seu cotidiano. Saberes que levam em consideração as tradições dos mais velhos, mas agregam a elas os saberes, fazeres e vivências dessa nova geração.

Os livros, voltados ao público infanto-juvenil, tem uma estrutura de manual lúdico e científico e abordam o patrimônio imaterial – língua, culinária, arte, lendas, crenças, contos, brincadeiras, etc – de cada  comunidade, além de estabelecer relações com questões ambientais, geográficas e históricas destacadas pelos coautores durante seu desenvolvimento.

Em 2013, o projeto foi agraciado com o  Prêmio Petrobrás Cultural que permitiu sua realização no Norte do Brasil em 2014, e posterior publicação dos dois livros que foram amplamente distribuídos nas comunidades participantes e também para instituições regionais e nacionais. A distribuição dos livros foi acompanhada de trabalho junto as escolas locais para formação de mediadores de leitura.

O material coletado e produzido está disponível neste site e nas mídias sociais do projeto (Facebook e Youtube) e pode ser utilizado em sala de aula. Várias outras atividades, como exposição fotográfica, sessões comentadas de vídeo, atividade de contação de histórias, mediações de leitura, bate-papo com alunos e oficina para professores, também estão disponíveis para realização em escolas, centros culturais e outras instituições.

Marie Ange Bordas ministra palestras sobre os processos e oficinas para educadores, bibliotecários, mediadores de leitura e interessados em geral.

TECENDO SABERES um projeto de Marie Ange Bordas

TECENDO SABERES um projeto de Marie Ange Bordas

PARCEIROS